O clareamento dental é um tratamento estético que tem como objetivo clarear os dentes, removendo manchas e escurecimentos que podem ter sido causados pelo envelhecimento natural dos dentes, consumo de alimentos e bebidas pigmentadas, fumo e outros fatores.
O clareamento dental funciona através da aplicação de um agente clareador nos dentes que consegue penetrar no esmalte e alcançar as camadas mais internas do dente, onde se encontram as manchas e pigmentações.
O agente clareador utilizado pode ser peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, que reagem quimicamente com as moléculas de pigmento que se encontram nos dentes, quebrando-as em fragmentos menores e menos pigmentados.
O número de sessões será determinada pelo cirurgião-dentista de acordo com a necessidade de cada caso.
Pacientes menores de 15 anos; mulheres grávidas; pacientes com cárie; paciente com muitos dentes restaurados ou restaurações com defeito; pessoas alérgicas aos componentes do agente clareador; paciente com problemas na gengiva.
O clareamento dental dura de um a três anos, dependendo da higiene e hábitos do paciente.
Não há uma idade mínima estabelecida para o clareamento dental, mas em geral, o procedimento não é indicado para crianças e adolescentes menores de 18 anos, pois os dentes ainda estão em desenvolvimento. Além disso, o clareamento dental deve ser realizado sob orientação de um dentista qualificado e após uma avaliação prévia da saúde bucal do paciente.